Informativos

 

 

19/09/2012

CONFIRA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DE SEU CARRO

CONFIRA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DE SEU CARRO

Todos os veículos possuem em seus motores um sistema de lubrificação que, além de diminuir os atritos entre as peças em movimento, tem também outras funções como dissipação de calor, limpeza e vedação. O percurso do óleo se inicia no cárter, um grande reservatório de óleo localizado na parte inferior do motor, é neste reservatório que introduzimos a vareta de medição, vem deste fato a necessidade de efetuar as medições de óleo com o motor frio, pois assim teremos a certeza que todo o óleo que estava disperso pelo motor, escorreu para o cárter.

Dentro do cárter temos um pequeno cano com uma peneira em sua extremidade chamado comumente de pescador de óleo, é através deste pescador que a bomba suga o óleo contido no cárter e o envia para as partes superiores do motor. Quando os motoristas esquecem de  efetuar as trocas de óleo, é nessa peneira que começa a se acumular uma borra densa impedindo a entrada do óleo e prejudicando a lubrificação de todo sistema. Neste percurso também está localizado o filtro de óleo, este deve ser substituído a cada duas trocas do óleo.

Poderia escrever várias páginas sobre o óleo a ser utilizado, mas entendo que o motorista tem que saber o que é mais importante e prático para o dia a dia. Primeiro coloque a marca e a especificação descrita pelo fabricante no manual do proprietário, ninguém melhor do que o fabricante para dizer o que é bom para o seu motor, não vá atrás de propaganda nem de aditivos, todos os óleos já saem com os aditivos necessários para um bom desempenho.

Respeite rigorosamente os prazos de troca, essa história de que passou só mil quilômetros? é muito prejudicial ao motor, afinal um óleo cansado produz um desgaste acentuado mesmo que seja durante apenas mil quilômetros. Nunca misture dois tipos de óleo distintos, os aditivos presentes em cada um deles podem se unir quimicamente e formar um terceiro produto que causará a famosa borra.

Verifique sempre se existem vazamentos no motor, um óleo esbranquiçado pode significar que existe um vazamento de água para dentro do motor, uma fumaça cinza no escapamento é um indicador de que o combustível está sendo queimado com óleo, isso pode ser um sinal de desgaste interno do motor.

O óleo é o sangue de seu motor, mantê-lo limpo e dentro dos prazos de validade, trará vida longa ao propulsor.





 

 

Voltar        

 

Av. Tancredo Neves, 155, Bairro dos Ipês - João Pessoa - PB - Cep:58048-840

Fone:(83) 3255-8200 - magicar@magicar.com.br

Softcom Tecnologia